O consumidor saiu ganhando, diz presidente da Abradee sobre empréstimo

Em: 28/04/2014 às 13:44h por Jornal da Energia

O presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Fonseca Leite, classificou como bem sucedida a solução encontrada pelo governo para cobrir o rombo financeiro presente no caixa das distribuidoras por causa da compra de energia. Nesta sexta-feira (24/04), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) assinou um acordo que visa à captação de um empréstimo de R$11,2 bilhões junto a bancos privados e públicos.
"O Brasil saiu ganhando com essa solução, que beneficia todos os consumidores brasileiros na medida em que se evita uma elevação tarifária nos próximos dois anos", disse o executivo. "Não é um socorro as distribuidoras. É um socorro ao Brasil, aos consumidores brasileiros."
O presidente da Abradee destacou o caráter inteligente da solução encontrada pelo governo, que, segundo ele, evita uma crise de inadimplência intra-setorial e preserva investimentos no setor de distribuição. "As distribuidoras investem R$13 bilhões por ano. Se tivéssemos que pagar essa conta para depois receber isso no evento tarifário, teríamos que sacrificar os programas de investimentos", explicou.
"Essa solução da estabilidade ao setor de energia elétrica e protege os interesses dos consumidores do Brasil", concluiu Leite, que esteve presente em São Paulo, durante a cerimônia de assinatura do contrato com sindicato de dez bancos para obtenção de financiamento referente à Conta-ACR.