Municípios receberam R$ 167 mi em compensação da Eletronorte

Em: 20/01/2020 às 14:55h por Canal Energia

Valor foi pago por Tucuruí, Coaracy Nunes, Samuel e Curuá-Una por meio da CFURH

Os 14 municípios localizados na região das hidrelétricas de Tucuruí (PA), Coaracy Nunes (AP), Samuel (RO) e Curuá-Una (PA) receberam da Eletronorte um total de  R$167,4 milhões, no ano passado, em compensação financeira pelo uso dos recursos hídricos. O valor pago a cada município afetado é proporcional à área alagada e reflete também a quantidade de energia gerada pelas usinas.

Os recursos da CFURH são repassados à Agência Nacional de Energia Elétrica e repassados à União, estados, municípios e órgãos de governo. Nessa divisão, os municípios ficam com 65%, os estados com 25% e 10% vão para órgãos federais. A maior fonte pagadora foi a UHE Tucuruí (PA, 8.340 MW), responsável por mais de 29 milhões de MWh de um total de 31 milhões de MWh gerados em 2019 pelas quatro usinas da estatal. Isso representou R$ 158 milhões do total destinado aos municípios.