Volume cresce 0,4% no Norte e submercado opera acima de 16%

Em: 15/01/2020 às 13:52h por Canal Energia

Região nordeste permaneceu com os níveis estáveis em 38,8% da capacidade, a maior do país

Os reservatórios do norte contaram com crescimento de 0,4% em seus níveis em relação ao dia anterior, operando com 16,1%, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a partir dos dados da operação do sistema da última terça-feira, 14 de janeiro. A energia armazenada admite 2.441 MW e a armazenável aparece com 47% da MLT. A usina de Tucuruí opera com 19,54% de sua capacidade.

O nordeste do país não apresentou alterações em sua vazão, que permaneceu em 38,8%, a maior entre os submercados brasileiros. A energia segue em 37%, enquanto a armazenada indica 20.024 MW mês. A hidrelétrica de Sobradinho funciona a 30,17%. Já a região sul registrou queda de 0,2%, diminuindo o volume útil para 27,8%. A energia afluente no mês foi para 45% da MLT, enquanto a armazenada afere 5.535 MW. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo funcionam respectivamente com 20,20% e 27,61%.

O sudeste/centro-oeste registrou acréscimo de 0,1% em sua capacidade de armazenamento, chegando a 21,1%. A energia contida indica 42.697 MW mês e a afluente aparece com 63% da MLT. Furnas admite 14,44% de volume e a UHE São Simão opera a 35,24%.