Aneel restabelece operação de CGH paulista

Em: 14/01/2020 às 09:26h por Canal Energia

Decisão libera unidade UG1 (1 MW) da usina centenária de Salesópolis, que teve acidente em 2014 no canal adutor

A Superintendência Adjunta de Fiscalização dos Serviços de Geração da Aneel, decidiu por restabelecer a operação comercial da unidade geradora. A autorização consta do despacho nº 5, publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 13 de janeiro,  refere-se à UG1, de 1 MW de capacidade instalada da CGH Salesópolis (2,5 MW), localizada no município de mesmo nome, no estado de São Paulo, e de titularidade da Cobuccio e Almeida Energia.

A turbina estava fora de operação desde 5 de maio de 2014, devido ao rompimento dos condutos forçados, ocasionados por vazamentos da própria tubulação, o que descalçou o bloco de ancoragem, provocando o colapso da tubulação e o consequente desmonte do hidrogerador. Outro problema que influiu para a paralisação da usina, construída em 1913, foi a falta de cumprimento da elaboração de um Plano de Segurança de Barragens que avaliasse medidas de precaução e para evitar acidentes, ou o mesmo tendo sido elaborado fora do prazo regulamentar.