Reservatórios do Sul iniciam semana com 29,6% da capacidade

Em: 07/01/2020 às 10:16h por Canal Energia

Região Nordeste foi a única a apresentar redução nos níveis em relação ao dia anterior, opera com 38% da capacidade

Os reservatórios do Sul iniciaram a semana com crescimento de 0,1% em seu volume útil, que chegou a 29,6%, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a partir dos dados da operação do sistema do último domingo, 5 de janeiro. A energia afluente no mês permanece em 33% da MLT, enquanto a armazenada afere 5.889 MW. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo funcionam com 23,98% e 28,59%, respectivamente.

Já a região Nordeste foi a única a apresentar queda nos níveis de armazenamento, que ficaram em 38%, o maior entre os submercados do país. A energia afluente segue em 38% e a armazenada indica 19.632 MW mês. A hidrelétrica de Sobradinho funciona com 29,34%. No Sudeste/Centro-Oeste houve 0,2% de acréscimo na capacidade de armazenamento, atingindo 20,2%. A energia contida indica 40.989 MW mês e a afluente está em 55% da MLT. Furnas trabalha com 13,92% e a UHE São Simão com 28,59%.

Por sua vez, o Norte do país não registrou alterações em sua vazão, que permanece em 15,1%. A energia armazenada admite 2.297 MW e a armazenável aparece com 35% da MLT. A usina de Tucuruí opera com 17,29% de sua capacidade.