Eletrosul busca parceria para projeto de geração de energia a partir de resíduos

Eletrosul busca parceria para projeto de geração de energia a partir d

Em: 25/04/2014 às 14:01h por Jornal da Energia

Empresas interessadas no desenvolvimento científico e tecnológico para aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos podem se cadastrar junto à Eletrosul, a partir desta quinta-feira (24/04). Até o dia 23 de maio, a estatal manterá aberta a chamada pública, que visa constituir parcerias para estudos e implantação de uma usina piloto de 1 MW de capacidade instalada, no Rio Grande do Sul.
O projeto conceitual da pequena central termelétrica Seberi já foi elaborado, em parceria com a Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), do Rio Grande do Sul, e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Laboratório de Análises de Combustíveis Automotivos (LACAUTets). A planta deverá utilizar o processo de gaseificação para tratamento dos resíduos, desenvolvido pela UFPR/LACAUTets. Esse método evita a formação de gases tóxicos e poluentes e permite melhor aproveitamento térmico para geração de energia elétrica.
A usina deverá ser instalada no município de Seberi, ao Norte do Rio Grande do Sul. A região reúne 52 cidades consorciadas para a gestão dos resíduos sólidos urbanos. Os rejeitos provenientes do processamento realizado pelos consórcios abastecerão a pequena central termelétrica.
O edital da chamada pública e o formulário para cadastramento das empresas estão disponíveis no site da Eletrosul. As manifestações de interesse poderão ser postadas nas agências dos Correios até o dia 23 de maio ou entregues até às 17 horas dessa mesma data, no protocolo da Eletrosul - Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999, Pantanal, Florianópolis, Santa Catarina, CEP: 88040-901 -, aos cuidados da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento – APD.