Senadora atribui crise no setor energético à má gestão do governo

Em: 25/04/2014 às 14:00h por Jornal da Energia

A senadora Lúcia Vânia declarou na quinta-feira (24) em Plenário que o governo tem manobrado números da economia, inclusive na parte elétrica, com os olhos apenas nas eleições de outubro. Para a senadora, falta ao governo capacidade de planejamento e gestão. Lúcia Vânia acrescentou que a situação do setor de energia é uma espécie de crônica de um desastre anunciado e disse que a estiagem não é a única culpada pela crise energética.
“A situação em que se encontra o setor elétrico não é só culpa da falta de chuvas. Esta é apenas uma parte do problema. A questão central é que o governo, por deficiência gerencial, não permitiu que o setor se estruturasse para enfrentar o aumento de demanda por energia em tempo hábil”.
De acordo com a senadora, com o objetivo de baratear de forma artificial as contas de luz da população, o governo está promovendo o caos nas empresas de energia. Só que, segundo Lúcia Vânia, a expectativa de uma conta mais barata não se realizou, pois várias empresas não aderiram à proposta do governo.
Assim, hoje, há uma grande necessidade aportes bilionários ao setor. Ela citou como exemplo o empréstimo de R$ 11 bilhões concedido à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Para a senadora, o empréstimo é uma necessidade que o próprio governo criou. Ela lembrou que o Brasil é o principal País do mundo em potencial de geração de energia limpa. E lamentou que, mesmo assim, o País hoje precise viver com o risco de um racionamento de energia.