Distribuidoras pagarão financiamentos da Conta-ACR a partir de novembro

Distribuidoras pagarão financiamentos da Conta-ACR a partir de novembr

Em: 25/04/2014 às 13:35h por Jornal da Energia

img

Dez bancos vão ratear o financiamento de R$11,2 bilhões para as distribuidoras, cujos recursos serão repassados por meio da Conta Centralizadora (Conta-ACR), operacionalizada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O crédito, que terá custo de CDI + 1,9% ao ano, começará a ser pago em parcelas fixas em novembro, por dois anos. O impacto será sentido pelos consumidores após as revisões tarifárias das empresas, que terão início em fevereiro de 2015.

O Bradesco será o banco gestor da operação e participará com um total R$2 bilhões, a mesma quantia que o Itaú. Os bancos públicos - Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal - vão repassar R$4,9 bilhões para a conta, sendo R$2,450 bilhões cada. O Santander aportará R$1 bilhão e os R$1,2 bilhão restante virão de Credit Suisse, Citibank, BTG, GP Morgan e Bank of America. Três instituições recuaram e não vão mais aportar recursos. São elas: HSBC, Votorantin e Goldman Sachs.

Segundo informações do presidente do Conselho de Administração da CCEE, Luiz Eduardo Barata, a liquidação relativa a fevereiro do mercado de curto prazo (MCP) será de R$5,8 bilhões, dos quais R$4,750 bilhões, já homologados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), serão provenientes da Conta ACR. A operação acontece nos dias 28 e 29 e o prazo para aporte de garantias acontece nesta sexta-feira (25). "Se não fosse a criação da Conta-ACR, o MCP registraria uma inadimplência histórica", afirmou, durante entrevista coletiva.