Capacidade reduz no SE/CO e reservatórios operam com 21%

Em: 08/11/2019 às 10:23h por Canal Energia

Submercado Sul segue com aumento no volume útil de níveis no ano, variando 1,8% e ficando acima de 42% da capacidade

Os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste apresentaram recuo de 0,1% na capacidade de armazenamento em relação ao dia anterior, ficando com 21,1%, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), através dos dados da operação do sistema da última quarta-feira, 6 de novembro. A energia contida indica 42.800 MW mês e a afluente segue em 41% da MLT. A UHE Furnas trabalha com 15,54% e a usina de Serra da Mesa com 13,42%.

Na região Sul os níveis seguem crescendo, dessa vez em 1,1%, e o submercado opera com 43,2%. A energia afluente no mês foi para 119% da MLT, enquanto a armazenada afere 8.894 MW. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo funcionam, respectivamente, com 19,33% e 38,74%. Já no Norte do país foi registrado queda de 0,3%, fazendo os reservatórios diminuírem para 26,4%. A energia armazenada admite 3.979 MW enquanto a armazenável foi para 51% da MLT. A usina de Tucuruí opera com 32,61% de sua capacidade.

No Nordeste foi registrado redução de 0,2%, fazendo os reservatórios trabalharem com 37,2% do seu volume útil. A energia afluente aparece com 18% e a armazenada indica 19.302 MW mês. A hidrelétrica de Sobradinho funciona a 30,55%.