Hidrelétrica de Jirau investe R$ 2 milhões em agroindústria de açaí

Em: 04/11/2019 às 09:10h por Canal Energia

Empreendimento tem capacidade para processar até 600 quilos da fruta por hora, num projeto que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades do entorno da usina

Fonte de emprego e renda para a região Norte do Brasil, a produção de polpa de açaí ganhará um novo impulso com a inauguração da chamada Agroindústria de Açaí de Nova Mutum Paraná, no próximo dia 8 de novembro, no km 107 da BR 364, que liga Porto Velho (RO) a Rio Branco (AC). O empreendimento é uma iniciativa da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária responsável pela operação da hidrelétrica Jirau, que por liberalidade, investiu em torno de R$ 2 milhões no projeto, via recurso do Subcrédito Social Linha “E”, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O projeto é um dos resultados do Programa de Educação Ambiental desenvolvido pela ESBR na área de influência da hidrelétrica, e tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável das comunidades da região e desenvolver projetos de geração de renda, capacitação e assistência técnica, além da organização da produção agropecuária para comercialização. Toda a área, infraestrutura e equipamentos foram doados pela empresa à Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU), que atua na região desde 2010 e em 2014 lançou o Projeto de Fomento à Produção de Açaí para atendimento à demanda do mercado rondoniense.

Ideia é gerar renda, capacitação e assistência técnica, além da organização da produção agropecuária para comercialização (foto: divulgação UHE Jirau)

Segundo a companhia, o ativo possui capacidade para processar até 600 quilos de polpa por hora, seguindo rigorosamente os padrões de exigência previstos em legislação vigente. Os benefícios mensurados são de empregos diretos e indiretos para mais de 30 famílias de produtores rurais, por meio da comercialização do produto à base de açaí. No período de comissionamento já foram processadas mais de 8 toneladas de açaí, resultando em 5 toneladas de polpa congelada. Estima-se que até o final de 2019 sejam produzidas um total de 50 toneladas de polpa.

Sandra Vicentini, Presidente da COOPPROJIRAU, ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. “A Agroindústria de Açaí é um presente para a nossa região, dado pela Energia Sustentável do Brasil. Na nossa história, nunca recebemos tanta atenção e incentivo para a agricultura familiar desde que a UHE Jirau se instalou aqui”, ressaltou. Em setembro, também com investimentos da ESBR, por meio do Subcrédito Social do BNDES e gestão da cooperativa, foi inaugurada a Agroindústria de Farinha, com capacidade para processar diariamente até cinco toneladas de raiz de mandioca.