AES Tietê e ISA Cteep conquistam Troféu Transparência 2019

Em: 18/10/2019 às 08:44h por Canal Energia

Companhias paulistas são reconhecidas pelas melhores práticas de transparência em informações contábeis do setor

Celebrando seus 20 anos de atuação no país, a AES Tietê conquistou pelo quinto ano seguido o Troféu Transparência 2019, um reconhecimento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e a Serasa Experian, que premiam as empresas que possuem as melhores práticas de transparência em informações contábeis.

Para receber o prêmio, que se encontra na 23ª edição, a Diretora de Finanças e Riscos da companhia, Camila Abel, subiu ao palco para a congratulação. A conquista atesta que as demonstrações financeiras da empresa possuem qualidade e um alto nível de confiabilidade não apenas perante o mercado, mas também a sociedade civil. O evento aconteceu no dia 15 de outubro, em São Paulo.

Para Camila, a premiação reconhece o caminho certo trilhado em relação ao processo de preparação e divulgação das demonstrações financeiras, através do constante aperfeiçoamento dos processos operacionais e de gestão de ativos. “Esse reconhecimento confirma a qualidade e a transparência das nossas informações divulgadas, recompensando o trabalho árduo e a nossa preocupação em transmitir informações de qualidade e transparentes ao mercado”, avaliou.

A executiva lembrou que o ano de 2018 foi marcado pela consolidação da estratégia de curto e longo prazo da empresa, de forma acertada. “Integramos 100% de nossos ativos eólicos e iniciamos a operação do nosso primeiro parque solar, que contribuíram de forma significativa para geração de valor desse período”, pontua. Em 2019, ela conta que a companhia está em busca de oportunidades de crescimento para diversificação de portfólio, visando assegurar retornos atrativos para o compromisso com a geração de valor aos acionistas.

Uma demonstração financeira transparente traz informações sobre estratégia de crescimento e criação de valor para seus acionistas, além de políticas de risco e crédito, beneficiando diretamente os negócios, investidores e usuários da informação.  Por isso, o prêmio é o mais relevante neste âmbito.

Isa Cteep vence categoria

Por sua vez a transmissora ISA Cteep faturou o Troféu Transparência pelo segundo ano seguido na categoria de empresas com receita líquida até R$ 5 bilhões. Entre os critérios adotados para a seleção estão a qualidade e o nível das informações apresentadas nas demonstrações e notas explicativas, a transparência das informações prestadas, a consistência do relatório de administração e a aderência aos princípios contábeis.

“O Troféu Transparência é um selo reconhecido entre as grandes empresas, que representa governança e ética. Receber este prêmio novamente demonstra o foco e a preocupação da Companhia com seus stakeholders, primando por informação de qualidade”, celebra Carisa Portela, gerente de contabilidade da companhia.