Campinas terá uma das maiores usinas do país para GD solar

Em: 25/09/2019 às 10:35h por Canal Energia

TMW Energy está construindo UFV de 4,75 MWp para atender modelos de geração compartilhada e autoconsumo remoto, com projeção para produzir 7.318.000 kWh de energia ao ano

A primeira usina fotovoltaica da TMW Energy, empresa de energia renovável e sustentável do Grupo Royal FIC, está sendo construída na Estância Jatobá, em Campinas. A unidade terá capacidade de potência prevista para 4,75 MWp e com projeção para gerar 7.318.000 kWh de energia por ano, o que poderia abastecer aproximadamente 4 mil residências pelo período. O empreendimento, considerado um dos cinco maiores do Brasil em Geração Distribuída (GD), irá possibilitar dois modelos de negócio e distribuição: a Geração Compartilhada e o Autoconsumo Remoto.

No primeiro caso, duas ou mais empresas localizadas na área de concessão da distribuidora CPFL Paulista poderão se unir para compartilhar os créditos gerados pela usina da TMW para sua matriz ou filiais. Nesse caso, cada empresa contratante tem sua cota e seu contrato com a companhia. Já na modalidade Autoconsumo Remoto, uma única empresa é que poderá consumir os créditos de energia da usina, podendo repassá-los para sua matriz e filiais, ou seja, nesse modelo não há divisão dos créditos com outras empresas ou contratos.

Os clientes não terão que fazer investimentos em placas fotovoltaicas nos telhados de suas empresas e nem bancar os custos, isso para as duas opções de negócio. Todo o investimento com a construção, a operação, bem como a gestão da carteira de clientes e o monitoramento da usina ficará por conta da TMW Energy. Eduardo de Mello e Lima, Gerente de Projeto da TMW Energy, ressaltou que em qualquer dos modelos, os clientes terão muitas vantagens e uma economia considerável na conta de luz de suas empresas. “Vale lembrar que, após firmado o contrato com os parceiros, eles terão cinco anos para poderem usufruir dos créditos gerados pela usina”, explica.

Projeto inclui 14.400 módulos fotovoltaicos de 330 kWp em área de 80 mil m² em Campinas; previsão é de que usina comece a operar até o final deste ano (foto: TMW Energy)

A construção do parque solar está a cargo da Alsol Energias Renováveis, empresa do Grupo Energisa especializada em geração distribuída, utilizando diferentes fontes renováveis. Já os módulos fotovoltaicos são fornecidos pela BYD Brasil, gigante global de energia limpa, fabricante de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in, e que, em 2017, inaugurou sua planta de produção de módulos fotovoltaicos em Campinas.

Com projeção de gerar 7.318.000 kWh de energia ao ano, a UFV será a maior do Estado de São Paulo em Geração Distribuída e a maior do Brasil com painéis fotovoltaicos nacionais. Em um terreno de aproximadamente 80 mil m², localizado em Campinas, estão sendo instalados 14.400 módulos fotovoltaicos de 330 kWp. As próximas fases envolvem ajustes da linha de energia, instalação da subestação e a ligação do complexo fotovoltaico à rede de distribuição da CPFL. A previsão é de que a usina comece a operar até o final de 2019.