Consumo de energia sobe 3,7% em setembro, afirma CCEE

Em: 24/09/2019 às 08:26h por Canal Energia

Alta nos setores de transporte, saneamento e bebidas contribuíram para o resultado positivo

Impulsionado pelos setores de transporte, saneamento e bebidas, o consumo de energia no Brasil aumentou 3,7% em setembro na comparação anual, informa o boletim InfoMercado Quinzenal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

No caso, na avaliação entre os dias 1º e 15 de setembro indicam que o consumo no Sistema Interligado Nacional – SIN atingiu 62.034 MWmédios, frente aos 59.815 MWmédios no mesmo período de 2018. A geração de energia teve um acréscimo de 3,6%, com 64.147 MWmédios ante 61.930 MWmédios no ano passado.

O Ambiente de Contratação Regulada – ACR (cativo) apresentou crescimento de 4,3% no consumo em relação a setembro de 2018, considerando a mudança de clientes cativos para o Ambiente de Contratação Livre – ACL. Excluindo o impacto das migrações, o ACR registraria incremento de 6,2%. Por sua vez no ACL houve crescimento de 2,4% em relação a 2018. Já ao excluir o impacto da migração de novas cargas, o mercado livre registraria uma retração de 1,9%.

Na análise por segmentos industrial, o maior crescimento na demanda ficou para os setores de transporte, saneamento e bebidas, com respectivamente 26,3%, 16,7% e 16,5%. A expansão está vinculada à migração dos consumidores para o mercado livre. Com a exclusão do impacto, a CCEE avaliou com destaque os ramos de bebidas, transporte e veículos, com respectivos 7,2%, 6,5% e 3,5%.