UHEs cotizadas recebem R$ 813,5 milhões em agosto

Em: 20/09/2019 às 09:05h por Canal Energia

Já a liquidação financeira de Angra movimentou R$ 290,7 milhões no mesmo mês

As liquidações financeiras de energia nuclear e cotas de garantia física e potência, referentes a agosto de 2019, movimentaram mais de R$ 1 bilhão, informou nesta quinta-feira, 19 de setembro, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A liquidação financeira de energia nuclear é a operação pela qual as distribuidoras de energia elétrica rateiam a produção das usinas de Angra I e II, que pertencem à estatal Eletronuclear e estão instaladas em Angra dos Reis (RJ). A operação de agosto, que envolveu 46 distribuidoras, contabilizou R$ 290,7 milhões com adimplência de 100%.

A liquidação de cotas é a operação na qual as distribuidoras de energia pagam para as geradoras envolvidas nesse regime uma receita de venda definida pelo governo – as hidrelétricas cuja concessão foi renovada ou expirada e que são alcançadas pela Lei 12.783/13. Os empreendimentos enquadrados no regime de cotas somam mais de 12 GW médios de garantia física. A operação deste mês considerou o pagamento de 46 distribuidoras, somou R$ 813,5 milhões e 100% de adimplência.