Aneel e governo de SC iniciarão estudo de Inventário Participativo de PCHs

Em: 13/09/2019 às 09:07h por Canal Energia

Termo de Cooperação será assinado entre as partes em Florianópolis (SC) nesta quinta-feira, 12 de setembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica e o governo de Santa Catarina  assinam na tarde desta quinta-feira, 12 de setembro, em Florianópolis (SC) o Termo de Cooperação para o primeiro Inventário Participativo de Potencial Hidrelétrico realizado no estado. Trata-se da Revisão dos Estudos de Inventário do rio Itajaí do Norte ou Hercílio, identificado  de forma preliminar com potencial para três Pequenas Centrais Hidrelétricas.

O principal aproveitamento desse trecho do rio em estudo refere-se a uma proposta de motorização de barragem e reservatório já existente, implantado em 1992, para controle de cheias no vale do Itajaí. Os inventários participativos têm como objetivo dar mais segurança aos empreendedores quanto à emissão das licenças ambientais de projetos de hidrelétricas. Isso acontece porque o órgão ambiental participou diretamente dos estudos, dando a eles uma condição de “pré-viabilidade”.

Em junho, a agência reguladora e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) aprovaram o primeiro Inventário Participativo de Potencial Hidrelétrico, que, realizado em conjunto pelos dois órgãos, mapeou sete PCHs que podem ser construídas na bacia do Rio Pardo. Juntas, essas usinas terão cerca de 130 MW de potência, o suficiente para abastecer uma população de 1 milhão de pessoas. A iniciativa pode viabilizar investimentos de R$ 1 bilhão no Mato Grosso do Sul.