Volume apresenta queda de 0,5% no Norte e submercado opera a 63%

Em: 06/09/2019 às 10:04h por Canal Energia

Segundo o ONS, região Sul contou com recuo de 0,8% e trabalha com 51,1% da capacidade. UHE G.B Munhoz funciona a 35,20%

Em mais um dia de reduções nas capacidades de armazenamento de todos os reservatórios do país, a região Norte contou com variação de 0,5% e opera a 63%, segundo dados relativos a operação da última quarta-feira, 4 de setembro, levantadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A energia armazenada do subsistema aparece com 9.479 MW mês, enquanto a afluente está em 76% da MLT. A usina hidrelétrica de Tucuruí opera com 85,96% de sua capacidade.

No Sudeste/Centro-Oeste do país foi registrado recuo de 0,3% e os reservatórios funcionam com 38,4% do seu volume útil. A energia armazenada mostra 78.078 MW mês e a afluente segue em 77% da MLT. A UHE Furnas trabalha com 40,62% e a usina de Serra da Mesa com 19,83% de sua vazão. Já no Sul a diminuição foi de 0,8%, fazendo a vazão do submercado cair para 51,1%. A energia contida no mês permanece em 24% da MLT, enquanto a armazenada admite 10.516 MW. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo funcionam, respectivamente, com capacidades de 35,20% e 52,80%.

Por sua vez a região Nordeste teve redução de 0,2% nos níveis e os reservatórios trabalham com 48% da capacidade. A energia afluente permanece em 46% e a armazenada indica 24.904 MW mês. A hidrelétrica de Sobradinho funciona a 40,65%.