Em encontro com deputados, ministro promete apresentar política para o carvão

Em: 04/09/2019 às 09:15h por Canal Energia

Em reunião com Frente Parlamentar em Apoio ao Carvão Mineral, Bento Albuquerque teria demonstrado apoio ao setor

Foi realizada neta terça-feira, 3 de setembro, reunião do ministro Bento Albuquerque com os deputados da Frente Parlamentar em Apoio ao Carvão Mineral. De acordo com o presidente da Frente, deputado Daniel Feitas (PSL-SC), o ministro garantiu apoio ao setor, afirmando que o MME vai desenvolver um plano de ação e criar uma política para o carvão mineral, que deverá ser anunciada pelo governo Bolsonaro. Segundo ele, o ministro tem todo o interesse em desenvolver o setor, garantindo ações que possam impulsionar projetos que alavanquem os investimentos e a sustentabilidade.

O líder da Frente contou ainda que no encontro foram apresentadas demandas do setor, como o estabelecimento de um programa de modernização do atual parque termelétrico, que coloque novas usinas no Rio Grande do Sul, somando cerca de 900 MW e Santa Catarina, com 900 MW, funcionando até 2027.  Outro pedido apresentado foi a remoção do veto do BNDES para financiamentos de usinas a carvão, igualando-o com as outras fontes.

Além de Silveira, participaram da reunião os deputados Ricardo Guidi (PSD-SC) e Angela Amin (PP-SC); senador Esperidião  Amin (PP-SC); o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Zancan; Valcir Zanette, Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina e César Faria, presidente da Copelmi Mineração.