Furnas aplica R$ 46 milhões e amplia potência de subestação no ES

Em: 03/09/2019 às 12:22h por Canal Energia

Aumento da confiabilidade beneficia Grande Vitória e sul do Espírito Santo e companhia anuncia que pretende aplicar mais R$ 1,65 bilhões em seu sistema de transmissão nos próximos quatro anos

Com objetivo de aumentar a confiabilidade do sistema elétrico da capital capixaba e o sul do Espírito Santo, Furnas concluiu a obra de ampliação de potência da Subestação de Viana, localizada na Grande Vitória. Por meio de um aporte de recursos de R$ 46 milhões, a capacidade de transformação do empreendimento foi expandida, passando de 675 MVA para 1075 MVA.

O reforço também contempla a implantação de um novo banco de transformadores, obra que aconteceu no mês de agosto. Para Anderson Prado Azevedo, Gerente de Produção da empresa em Vitória, o incremento traz como benefícios o atendimento ao crescimento da demanda de energia elétrica, além do aumento na capacidade de recebimento de energia das usinas geradoras da região.

O investimento faz parte do Plano Geral de Empreendimentos em Transmissão, o PGET, um programa de modernização do sistema de transmissão da empresa que busca a excelência operacional. O Plano engloba a aquisição de novos equipamentos de transformação, de controle de tensão, a implantação de melhorias e reforços, além da modernização dos sistemas de proteção e dos equipamentos de manobra. Furnas ainda anunciou que pretende investir R$ 1,65 bilhão em seu sistema de transmissão nos próximos quatro anos.