Volume segue caindo e reservatórios do Norte trabalham com 70,6%

Em: 14/08/2019 às 11:18h por Canal Energia

Segundo o ONS, todos submercados do país apresentaram redução nos níveis. Região Sul recuou 0,8% e se encontra com 67,6% da capacidade

Seguindo o que tem sido observado há mais de duas semanas, todas regiões do país registraram diminuição na vazão de seus respectivos reservatórios em relação ao dia anterior. De acordo com o boletim da operação do sistema interligado de segunda-feira, 12 de agosto, aferido pelo ONS, a região Norte apresentou recuo de 0,1% e opera a 70,6%. A energia armazenada aparece com 10.616 MW mês e a energia afluente foi para 84% da MLT. A usina hidrelétrica de Tucuruí opera a 96,64%.

Por sua vez o submercado Sul teve a maior diminuição do dia: 0,8% e os reservatórios funcionam a 67,6% do seu volume útil. A energia armazenável no mês afere 31% da MLT, enquanto a armazenada indica 13.914 MW. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo operam, respectivamente, com capacidades de 65,98% e 62,01%. Os reservatórios do Nordeste apresentaram recuo de 0,1% e trabalham com 51,2%. A energia afluente segue em 49% e a armazenada marca 26.539 MW mês. A hidrelétrica de Sobradinho trabalha a 42,59%.

No Sudeste/Centro-Oeste do país a redução foi de 0,3%, fazendo a capacidade de armazenamento cair para 43,3%. A energia armazenada admite 88.084 MW mês e a afluente está em 87% da MLT. A hidrelétrica de Furnas trabalha com 46,79% e a usina de Nova Ponte, com 43,34% da capacidade.