Volume cai 0,8% no Sul e reservatórios operam abaixo de 71%

Em: 09/08/2019 às 11:12h por Canal Energia

Segundo o ONS, todos subsistemas do país apresentaram redução nos níveis em relação ao dia anterior. Norte registrou variação de 0,1% e trabalha com 71,2% da capacidade

Em mais um dia de queda nos níveis em todos reservatórios do país, a região Sul teve diminuição de 0,8% e apresenta 70,9%, segundo dados da operação do sistema do última quarta-feira, 7 de agosto, que aferiu a energia armazenável no mês em 33% da MLT e a armazenada com 14.593 MW. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo operam, respectivamente, com capacidades de 71,73% e 63,22%.

No Norte do país a redução foi de 0,1%, fazendo o volume útil cair para 71,2%. A energia armazenada indica 10.713 MW mês e a energia afluente segue em 88% da MLT. A usina hidrelétrica de Tucuruí opera a 97,33%. Os reservatórios do Nordeste também contaram com recuo de 0,1% e funcionam a 51,7%. A energia afluente aparece com 47% e a armazenada marca 26.816 MW mês. A hidrelétrica de Sobradinho trabalha a 42,86%.

O submercado Sudeste/Centro-Oeste também registrou decréscimo de 0,1% na capacidade de armazenamento, que admite 44%. A energia armazenada afere 89.525 MW mês e a afluente foi para 86% da MLT. A hidrelétrica de Furnas trabalha com 47,38% e a usina de Serra da Mesa, com 21,09% da capacidade.