Chinesa SPIC vai investir R$ 4 bilhões no Nordeste

Em: 30/07/2019 às 09:14h por Canal Energia

Presidente da companhia participou de reunião com a governadora do Estado do Rio Grande do Norte

A chinesa State Power Investment Corporation (SPIC) disse que planeja investir R$ 4 bilhões na região Nordeste, sendo R$ 2 bilhões no Rio Grande do Norte. O vice-presidente da companhia, Anjian Lu, participou de reunião com a governadora Fátima Bezerra, na última sexta-feira, 26 de julho.

No Brasil, a SPIC opera as hidrelétricas São Simão, em Minas Gerais e dois parques eólicos na Paraíba. A SPIC já possui escritório no RN e 15 funcionários. Segundo o governo do Rio Grande do Norte, a companhia quer investir na produção de energia eólica e solar. A estatal chinesa também pretende instalar um centro de desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologia no Rio Grande do Norte e uma fábrica de produtos e insumos para a geração de energia.

A estatal chinesa quer iniciar os investimentos no RN ainda este ano e o governo se comprometeu a dar celeridade na liberação de licenças ambientais e incentivos. “Os investidores são muito bem-vindos. O nosso estado é rico em recursos naturais, mas precisa de investimentos para transformá-lo em emprego, renda e riqueza para o nosso povo”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

“O Rio Grande do Norte é o melhor lugar do Nordeste para investirmos. Nosso negócio é explorar a geração de energia eólica e solar. Também somos fabricantes de produtos e insumos para os parques de energia e queremos instalar uma fábrica aqui”, afirmou o vice-presidente da SPIC , Anjian Lu, que estava acompanhado do diretor chefe de tecnologia da SPIC,  David Yang e do gerente geral, Steven Ang Zou.

Na reunião ficou definido que o Governo do Estado e a SPIC vão assinar um termo de compromisso definindo as atribuições das partes e estratégias para viabilizar os investimentos. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômica – Sedec está trabalhando na redação do termo. O secretário da Sedec, Jaime Calado, registrou que o RN tem capacidade para produzir 25 GW em energia eólica. Hoje Estado é o maior produtor de energia eólica do país com 4 GW e 162 parques.