Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Produção de gás natural cresce 7,3% em janeiro, diz ANP

Produção de gás natural cresce 7,3% em janeiro, diz ANP

Em: 06/03/2012 às 16:06h por Canal Energia

img

A produção de gás natural no Brasil apresentou um avanço de 7,3% em janeiro deste ano, frente a janeiro do ano passado, ao atingir um volume de 71,1 milhões de metros cúbicos diários, segundo balanço divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis nesta segunda-feira, 5 de março.

Já a produção de petróleo e gás natural no Brasil atingiu aproximadamente 2,678 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). O boletim de produção da ANP mostrou também que o mês de janeiro registrou novo recorde na produção petrolífera no país, ao atingir 2,2 milhões de barris diários. Isso representa um aumento de 5,1% com relação a janeiro de 2011 e um acréscimo de 0,8% com relação a dezembro do ano passado. De acordo com a ANP, o principal motivo foi a elevação da plataforma P-56, no campo de Marlim Sul.

Além de ser o campo com a maior produção de petróleo, Marlim Sul foi também o maior na produção gasífera. Em produção de petróleo e gás natural, este registrou aproximadamente 53,7 mil boe/d a mais do que em dezembro de 2011. Os poços interligados à plataforma P-56, em operação desde agosto de 2011, foram responsáveis por 89% deste crescimento.

Os três campos terrestres com maior produção de petróleo e gás natural, em barris de óleo equivalente, foram Rio Urucu, Leste do Urucu e Carmópolis, respectivamente. Seis poços terrestres estão entre os 30 poços com maior produção de gás natural, sendo quatro do campo de Rio Urucu e dois do campo de Leste do Urucu.

A queima de gás natural atingiu no mês, 4,5 milhões m³/d, uma redução de aproximadamente 25,9% em relação ao mesmo mês em 2011 e de 11,9% frente a dezembro de 2011. Do total de gás natural queimado, 85,2% é oriundo de campos produtores e 14,8% de testes de longa duração da Fase de Exploração. Ao considerar apenas as concessões na fase de produção, o aproveitamento de gás natural no mês foi de 94,6%, de acordo com a ANP.