P&D sobre mobilidade elétrica atrai R$ 616 milhões em investimentos

Em: 19/07/2019 às 09:15h por Canal Energia

O programa de pesquisa e desenvolvimento para mobilidade elétrica recebeu 38 propostas de mais de 20 companhias, com expectativa de investimento da ordem de R$ 616 milhões, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em nota na última quarta-feira, 17 de julho. Desse montante, R$ 100 milhões referem-se à contrapartida de recursos externos ao programa de P&D Aneel, ou seja, 16,23% do total dos investimentos propostos. A submissão de projetos foi encerrada no dia 15 de julho.

Segundo a Aneel, as propostas trazem soluções inovadoras para gestão e aumento da eficiência da mobilidade urbana e interurbana. Os projetos incluem a produção de partes e protótipos inteiros de veículos elétricos com tecnologia embarcada nacional, o que trará benefícios à modernização dos setores elétrico e de transportes. Enviaram propostas as empresas AES Tietê, CEB, Celesc, Celg D, Cemig, Copel, CPFL Energia, EDF, EDP, Eletronorte, Furnas, Elektro Redes, Light, Norte Energia, Petrobras, Coelba, CEEE D, CTG Brasil, entre outras companhias.

A próxima etapa da Chamada de Mobilidade prevê apresentações presenciais das empresas proponentes à banca examinadora, formada por representantes do Ministério de Minas e Energia (MME),  Ministério da Economia, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Sistema (ONS), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e  Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP), dentre outras. Após essa etapa, as avaliações dos projetos serão apreciadas pela diretoria da Aneel

A iniciativa consolida a Rede de Inovação do Setor Elétrico (RISE), um instrumento para a promoção da inovação, por meio de projetos desenvolvidos em rede, e com modelo de negócios que assegure a inserção de produtos e serviços no mercado. Clique aqui para ver cada contribuição da chamada de projeto de P&D Estratégico nº 022/2018: “Desenvolvimento de Soluções em Mobilidade Elétrica Eficiente”.