Volume cai no Norte e reservatórios operam abaixo de 73%

Em: 18/07/2019 às 08:20h por Canal Energia

Segundo o ONS, todos submercados do país apresentaram redução nos níveis em relação ao dia anterior. Sul teve o maior recuo, de 0,7%, ficando abaixo de 86% da capacidade

Em um dia de diminuição na vazão regional de todos reservatórios do país, o subsistema Norte registrou recuo de 0,1% em relação ao dia anterior, ficando com 72,9%, segundo dados da operação do sistema da última terça-feira, 16 de julho, que identificou a energia armazenada com 10.970 MW mês e a ENA com 90% da MLT. A usina hidrelétrica de Tucuruí opera a 99,08%.

Já a região Sul contou com a maior redução do dia, de 0,7%, que deixou os reservatórios com 85,9%. A energia armazenável no mês até o dia aparece em 72% da MLT, enquanto a armazenada admite 17.678 MW. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo operam, respectivamente, com capacidades de 91,35% e 67,10%. No Nordeste o submercado trabalha com 54,2%, após decréscimo de 0,1% na capacidade de armazenamento. A energia afluente está em 48% e a armazenada marca 28.083 MW mês. A hidrelétrica de Sobradinho trabalha a 44,57%.

Por fim os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste do país apresentaram recuo de 0,2% nos níveis, que caíram para 46,4%. A energia armazenada indica 94.379 MW mês e a afluente foi para 93% da MLT.  A hidrelétrica de Furnas trabalha com 49,57% e a usina de Nova Ponte, com 44,02% da capacidade.