Enase 2019 aposta na discussão sobre a modernização do setor

Em: 16/07/2019 às 08:16h por Canal Energia

Principal evento do setor também vai ter plenária exclusiva para debater o gás natural

Chegando a sua décima sexta edição, o Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico será realizado nos dias 28 e 29 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ). O Enase, promovido pelo Grupo CanalEnergia/Informa Markets, é considerado o principal evento político-regulatório do setor e em 2019 a discussão do Gás Natural ganha relevância, com uma plenária exclusiva sobre o tema. De acordo com o presidente do Grupo CanalEnergia, Rodrigo Ferreira, o encontro será uma ótima chance de diálogo entre o governo e o mercado. “Vai ser uma oportunidade única para que os participantes conheçam  os novos rumos do setor elétrico nacional, tendo em vista que diversos grupos de trabalho estão trabalhando na modernização do setor, que é o tema central do Enase 2019”, explica.

A decisão do governo em criar grupos de trabalho visando a modernização do setor fez com que a dinâmica do Enase fosse alterada. Os painéis serão organizados pelos temas mais relevantes que tenham ligação com a modernização que está sendo proposta. As palestras introdutórias de cada painel serão feitas pelas entidades do governo responsáveis pelos temas, seguidas de um amplo debate com as associações setoriais. “O evento vai ter mais debates e menos apresentações”, adianta Ferreira.

No primeiro dia, está prevista a presença do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque na abertura do evento. Thiago Barral, Presidente da EPE; Luiz Eduardo Barata, Diretor-geral do ONS; Rui Altieri, Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica; André Pepitone, Diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica; e Mario Menel, Presidente do FASE, são os convidados do painel de abertura que vai ocupar a parte da manhã. Ainda de manhã, ocorre um talk show com Barral, Pepitone, Barata, Altieri e Ricardo Cyrino, Secretário Nacional de Energia Elétrica do MME.

À tarde, vai haver um painel sobre o funcionamento e expansão do mercado livre, com uma palestra com Solange David, conselheira da CCEE. O debate fica com Ricardo Cyrino; Reginaldo Medeiros, Presidente da Abraceel; Élbia Ganoum, Presidente da ABEEólica; Carlos Faria, Presidente da Anace; e Guilherme Velho, Presidente da Apine. No fim do dia, acontece o Fórum de CEOs, com a palestra de Luiz Augusto Barroso, Presidente da PSR, e a presença de Eduardo Satamini, Presidente da Engie Brasil; Luiz Fernando Viana; Presidente do Lactec; e Cristopher Vlavianos, Presidente da Comerc.

O segundo dia do Enase começa com o painel “Funcionamento  e o futuro do GSF- MRE”, com palestras de Reive Barros, Secretário de Planejamento Energético do Ministério de Minas e Energia e Rui Altieri, da CCEE. Efrain Pereira da Cruz, Diretor da Aneel; João Carlos Mello, Presidente da Thymos Energia; Mozart Siqueira Campos, presidente da Brennand Energia; e Flávio Neiva, Presidente da Abrage, participam do debate. Em seguida, no painel “Preço”, vai ser a vez da palestra de Talita Porto, conselheira da CCEE. O debate fica com a diretora da Aneel, Elisa Bastos, com o presidente da Abrace, Paulo Pedrosa; Edson Silva, diretor de Estratégia e Regulação da Engie Brasil; e com Francisco Arteiro, Diretor de Planejamento do ONS.

Como nos últimos anos, a Geração Distribuída terá o seu momento no Enase, com  o painel da revisão da resolução 482. A palestra do diretor da Aneel Rodrigo Limp acontece antes de um debate com o presidente da Abradee, Marcos Madureira; com a Vice-Presidente de Geração Distribuída do Conselho de Administração da Absolar Bárbara Rubim; com Carlos Evangelista, presidente da ABGD; e Alexei Vivan, presidente da ABCE. A Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos é a convidada deste debate. Encerrando o evento, o último painel é sobre o “Planejamento e a Evolução da Matriz – Sustentabilidade da expansão”, em que assuntos como critérios de suprimento, separação entre lastro e energia e os desenhos de leilões serão os destaques. Erik Rego, Diretor de Estudos de Energia da EPE, vai ser o palestrante, enquanto o debate fica por conta de representantes da Abaque, Cogen, ABCM, Abrate, Abdan, Abraget, Abiape e Abragel.

Enase 2019
Data: 27 e 28 de agosto de 2019