Preço no mercado à vista recua 1%

Em: 15/07/2019 às 09:49h por Canal Energia

Preço no mercado à vista recua 1%

Segundo a CCEE, o maior impacto para a redução veio da estimativa de menor consumo de energia no mês de julho

O Preço de Liquidação das Diferenças médio para a terceira semana operativa de de julho, que se inicia neste sábado (13) foi fixado em R$ 175,04/MWh para todos os submercados. A redução foi de 1%, seguindo a curva do CMO médio desta semana divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.

A diminuição do PLD é explicada principalmente pela expectativa de redução da carga para as próximas semanas. A projeção que estava em crescimento de 2% recuou e está em 0,2% ante o mesmo mês do ano passado. Para julho de 2019, espera-se afluências em torno de 80% da Média de Longo Termo para o sistema, estando abaixo da média para todos os submercados.

A carga prevista para a próxima semana do SIN deve ficar em torno de 1.550 MW médios mais baixa em relação à previsão anterior, com redução esperada em todos os submercados, principalmente, na região Sudeste, que registrou uma diminuição de 1.300 MW médios. Nos demais a carga prevista apresentou redução de 100 MW médios no Sul e no Nordeste e de 50 MW médios no Norte.

Os níveis dos reservatórios do SIN ficaram cerca de 300 MW médios acima do esperado, com níveis mais altos no Sudeste (400 MW médios), no Nordeste (150 MW médios) e no Norte (30 MW médios) em relação à expectativa da semana anterior. E com redução de 280 MW médios apenas no Sul.

O fator de ajuste do MRE para o mês de julho de 2019 está estimado em 56,1%. O ESS previsto para julho de 2019 está em R$ 22 milhões, sendo em sua totalidade referente às restrições operativas.