Investimentos em GD fotovoltaica passam de R$ 4,8 bilhões no Brasil, diz Absolar

Em: 11/07/2019 às 09:02h por Canal Energia

Levantamento mostra que país tem 79.290 sistemas fotovoltaicos com 827,5 MW instalados

Os investimentos acumulados em projetos de geração distribuída já somam mais de R$ 4,8 bilhões no País, segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. De acordo com mapeamento da entidade, o Brasil possui atualmente 79.290 sistemas fotovoltaicos conectados à rede, num total de 827,5 megawatts instalados. Os sistemas de microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica representam hoje 99,6% das instalações do País, que acaba de atingir a marca histórica de 1 GW de potência instalada, considerando-se a somatória de todas as fontes renováveis.

Para a fonte solar fotovoltaica, em número de sistemas instalados, os consumidores residenciais estão no topo da lista, representando 74,1% do total. Em seguida, aparecem as empresas dos setores de comércio e serviços, com 17,2%; consumidores rurais, com 5,3%; indústrias, que tem 2,8%; poder público, com 0,6% e outros tipos, como serviços públicos, com 0,08% e iluminação pública, com 0,02%. A GD está em 99.154 unidades consumidoras.

O CEO da associação, Rodrigo Sauaia, adverte que o mercado brasileiro de geração distribuída solar fotovoltaica mal começou e precisa de segurança jurídica, regulatória e previsibilidade do poder público, para ampliar sua atratividade ao mercado e aos investidores. Segundo ele, mantidas as regras atuais para o segmento, serão arrecadados mais de R$ 25 bilhões até 2027 em geração distribuída solar fotovoltaica.