Aneel fez previsão para evitar inadimplência de distribuidoras em empréstimo, diz Abradee

Aneel fez previsão para evitar inadimplência de distribuidoras em empr

Em: 15/04/2014 às 05:28h por Canal Energia

O empréstimo de R$ 11,2 bilhões que a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica pegará com bancos não trará risco aos demais agentes. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica, Nelson Fonseca Leite, os valores que serão utilizados para ajudar as concessionárias com a exposição involuntária serão cobrados dos consumidores por meio de um encargo na conta de energia. O executivo disse que a Agência Nacional de Energia Elétrica já previu a reserva de um valor a mais para garantir que em caso de inadimplência os demais agentes da CCEE não tenham que arcar com os valores.

"Uma eventual inadimplência não será diluída entre os demais agentes porque primeiro a garantia do financiamento está em cima de conta vinculada na CCEE, a conta ACR vai ter um banco gestor que vai operar os recursos que são exclusivamente para pagar esse financiamento. Além disso tem um detalhes, a Aneel já previu 10% de arrecadação a mais dentro do montante, é uma margem de 10% para cobrir inadimplência e que se não for usado poderá ser revertido para a modicidade tarifária", explicou ele.

O presidente da Abradee disse que a entidade, a CCEE e agentes se reunirão na quarta-feira, 16 de abril, para esclarecer os detalhes do financiamento com os bancos. A meta, afirmou, é a de esclarecer como se dará a operação que será feita já que na outra semana ocorrerá a assembleia que deliberará sobre o tema.