ONS: medidas operativas não usuais visam economizar água

Em: 15/04/2014 às 05:28h por ONS: medidas operativas não usuais visam economizar água

O diretor de operações do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Ronaldo Schuck, defendeu nesta segunda-feira, 14 de abril, as medidas de caráter operativo que o órgão passou a adotar este mês e que tem por objetivo trazer um ganho energético ao país. Segundo ele, deixar linhas de transmissão abertas regionalmente, inversão de fluxo e máquinas paradas para segurar o máximo de água nos reservatórios não compromete a segurança do Sistema Interligado Nacional. As medidas estão previstas nas diretrizes para operação elétrica com horizonte mensal de abril.

"As medidas são de caráter operativo, não são usuais, mas buscam racionalizar o uso dos recursos das usinas disponíveis. São passos que não comprometem a segurança do sistema. Queremos que as usinas produzam de forma mais adequada. E prevendo um ano de dificuldades, e de fato está se configurando assim, a meta é armazenar o máximo de água possível para ser usada ao longo do ano. Essas medidas serão mantidas enquanto não mudar a situação, tudo depende da questão climática", explicou ele.

Há um grupo que está reunido nesta segunda-feira, 14 de abril, para atualizar as perspectivas climáticas para os próximos 15 a 30 dias. Ele destacou ainda que não há como prever por quanto tempo essas medidas deverão ser mantidas.

A realização da Copa do Mundo daqui a dois meses não trará mudanças significativas no plano do governo. Schuck lembrou que há uma orientação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico de 2004 que determina medidas adicionais para eventos e festividades em todo o país, como a geração térmica no centro da carga. "A expecta