Aneel aprova mudanças em caderno de receita de venda de CCEARs

Em: 03/07/2019 às 08:11h por Canal Energia

CCEE verificou inconsistências e identificou a necessidade de alteração de linhas de comando quando verificou-se valores diferente do esperado com a UTE Prosperidade I

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu por unanimidade aprovar a versão 2018.1.2 do caderno Receita de Venda de Contratos de Comercialização de Energia Elétrica no Ambiente Regulado das Regras de Comercialização de Energia Elétrica aplicáveis ao Sistema de Contabilização e Liquidação de 2018. Foram alteradas linhas de comando da versão anterior por conta de inconsistências verificadas pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica em outubro de 2018.

Essa identificação ocorreu por verificar valor divergente do esperado no cálculo da Receita Fixa da Usina  Termelétrica Prosperidade I ao aplicar as regras do caderno em questão. Durante o processo de apuração da receita de venda para agosto de 2018 foi identificado que o cálculo da Receita Fixa em Atraso apresentou valores diferentes do  esperado. A divergência foi apurada em R$ 3.629.183,87. A falha na regra foi identificada no cálculo da receita fixa em atraso daquela térmica que deveria funcionar desde 25 de junho de 2018, mas entrou em operação somente em 16 de outubro de 2018.

Na nova versão foram alteradas as linhas de comando 73.1.3.1.1.1 e 73.1.3.1.2.1 e ainda determinaram à CCEE processar as recontabilizações, conforme o disposto na regra aprovada.