CADE aprova negócio entre Siemens e Comerc na área de baterias

Em: 28/06/2019 às 09:18h por Canal Energia

Empresa alemã terá 20% de subsidiária da comercializadora brasileira

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou sem restrições a compra pela Siemens AG de 20% do capital social da Micropower Comerc Energia, empresa com atuação nos segmentos de armazenamento de energia e geração distribuída no Brasil. O valor do negócio não foi revelado. A aprovação consta publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 26 de junho.

A Siemens AG, controladora do Grupo Siemens, tem sede em Berlim e em Munique, na Alemanha. A empresa entrará o negócio de baterias por meio da Siemens Financial Service (SFC), empresa focada em operações financeiras B2B nos Estados Unidos e Canadá.

A Micropower Comerc Energia é uma empresa nacional, focada em serviços de armazenamento de energia e geração solar distribuída. A empresa é controlada pela Comerc Esco, em sociedade com a empresa norte-americana Micropower Brasil Participações.

A SFC vai investir o equivalente a 20% do capital social e votante da Micropower Comerc. Com justificativa econômica para a realização do acordo, as empresas argumentam que a operação está alinhada com os interesses da SFS “de investir em mercados criativos e inovadores para soluções e tecnologias focadas em recursos energéticos limpos e renováveis.” A operação proporcionará investimentos e sinergias entre as empresas para o desenvolvimento e a comercialização de recursos para energia distribuída no Brasil.

No contexto da operação, as Siemens e Comerc também assinaram um segundo acordo, que regulamenta o investimento em sociedades de propósito específico que serão proprietárias e operarão os projetos a serem desenvolvidos pela Micropower para atender seus clientes comerciais e industriais. Adicionalmente, as requerentes informam que as sociedades devem ser detidas na proporção de 51%/49% pela Comerc e Siemens, respectivamente.