Reservatórios do Norte operam com 73,7%

Em: 28/06/2019 às 09:15h por Canal Energia

Segundo o ONS, nenhum submercado do país apresentou elevação nos níveis em relação ao dia anterior. SE/CO teve recuo de 0,2% e funciona com 47,4%; UHE Furnas trabalha com 51%

Em um dia sem aumento nos níveis dos reservatórios do país, a região Norte foi a única a não apresentar variações em sua capacidade de armazenamento em relação ao dia anterior, ficando com 73,7%, segundo dados da operação do sistema na última quarta-feira, 26 de junho, quando o Operador Nacional do Sistema Elétrico aferiu energia armazenada em 11.084 MW mês e a ENA em 80% da MLT. A usina hidrelétrica de Tucuruí opera a 99,69%.

No Nordeste os níveis caíram em 0,1% e os reservatórios funcionam com 55,7%. A energia afluente do subsistema segue em 57% e a armazenada registra 28.882 MW mês. A hidrelétrica de Sobradinho trabalha a 45,30%. Já no Sul do país o recuo de 0,4% fez o submercado diminuir para 89,4%. A energia armazenável no mês até o dia ficou em 114% da MLT, enquanto que a armazenada marca 18.399 MW. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo funcionam, respectivamente, com capacidades de 96,96% e 64,97%.

A região Sudeste/Centro-Oeste teve seu volume útil diminuído em 0,2%, ficando em 47,4%. A energia armazenada aparece com 96.404 MW mês e a afluente foi para 92% da MLT.  A hidrelétrica de Furnas trabalha com 51,01% e a usina de São Simão, com 76,12% da capacidade.