Contratação atinge R$ 40,6 milhões / Crédito para energia solar

Crédito para energia solar

Em: 26/06/2019 às 09:39h por JORNAL A GAZETA

DA REDAÇÃO Gazeta

Em busca de economia, pessoas físicas, empresas e produtores rurais investemna geração energética por fonte solar e têm retorno garantido. Prova desse crescente movimento, o Sicredi registra aumento de 2.329% no saldo da carteira de crédito destinada ao financiamento de projetos de energia solar na região Centro Norte (Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre) no período de um ano. Em março desteano, a carteira totalizou R$ 40,602 milhões, contra R$ 1,671 milhão no mesmomês de 2018.

Dentro desses R$ 40,602 milhões, as empresas contrataram R$ 27,526 milhões (67,8%), as pessoas físicas urbanas contrataram R$ 7,274 milhões (18%) e os produtores rurais R$ 5,802 milhões (14,2%). O saldo registrado em carteira corresponde a 567 operações, contratadas por associados que viram aoportunidade de investir em um projeto energético que trará economia ao longo depelo menos 20 anos.

Para o gerente de Ciclo de Crédito da Central Sicredi Centro Norte, Fábio Antunes, o expressivo crescimento registrado na carteira de crédito para o financiamento de projetos de energia solar é explicado pelo interesse em economizar, seja por parte das empresas, domicílios ou fazendas. Ele ressalta que o valor emprestado depende do projeto a ser instalado. Nessas operações, a taxa de juros média é de 1,16% ao mês com prazo de pagamento de até 120 meses.
A possibilidade de uma redução significativa nos custos com energia foi o quemotivou o produtor rural Francisco Rizzon, 54, de Tangará da Serra, a investirem um projeto foltovoltaico para geração de energia. Há 10 anos ele cria cerca de 100 mil frangos na propriedade.

Investiu R$ 300 mil no projeto para instalação de placas sobre o barracão, que jáestãogerando energia para os aviários, a residência dele e a do funcionário que mora na fazenda. Antes do projeto de energia solar o produtor tinha um gasto mensal de energia entre R$ 5 mil e R$ 6 mil. A redção na conta mensal também foi o principal incentivador do empresário do setor hoteleiro Everaldo Almeida, 59, também de Tangará da Serra. Há 15 anos na atividade, ele destaca que já não tem mais como aumentar o valor das diárias para compensar o aumento das despesas. O investimento foi financiado 100% pelo Sicredi no valor de R$ 225 mil, que será pago em 50 meses. O retorno do investimento será em 42 meses.Pagava de R$ 6 mil a R$ 7 mil de energia e agora paga R$ 5,4 mil de financiamento. (Com Assessoria)

Usuários da classe rural devem atualizar cadastro

SILVANA BAZANI DA REDAÇÃO

Em Mato Grosso 181,959 mil consumidores de energia elétrica residentes em propriedades rurais são atendidos pela concessionária local, a Energisa. Deste total, 71,051 mil, em 59 municípios, têm prazo até 31 de outubro para atualizarem cadastro junto à distribuidora de energia. A convocação, feita pelo governo federal e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), envolve os consumidores que exercem atividade agrícola e rural ligados à irrigação e aquicultura, que possuem descontos tarifários.

A atualização garante a permanência do benefício, que dá descontos que variam de 10% a 90%. O recadastro está sendo realizado exclusivamente nas agências da concessionária, por meio de convocação por região. A intenção do governo é revisar a documentação para conceder o desconto apenas para aqueles que estiverem enquadrados nas condições exigidas para concessão do benefício.