Ministro defende que novas diretrizes para o gás são fruto de diálogo com os estados

Em: 26/06/2019 às 09:24h por epbr

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, frisou em audiência no Senado nesta terça (25) que os diretrizes do Novo Mercado de Gás são fruto de um diálogo que envolveu 11 estados, governo, agências e empresas do setor. O ministro foi questionado quanto ao risco de quebra de condições econômicas das distribuidoras estaduais.

“Nada está sendo imposto. Não é por decreto que nos vamos baixar o preço [do gás] e temos exemplos recentes de quando se tentou fazer isso. O custo foi muito maior depois, a conta foi muito cara”, afirmou o ministro.

O secretário-executivo adjunto do MME, Bruno Eustáquio, que acompanhou o ministro, defendeu que nos estudos do Novo Mercado de Gás as margens de distribuição e os contratos foram levados em consideração e a conclusão é que há espaço para arranjos que impliquem na comercialização do gás sem passar pelas distribuidoras, como a autoprodução ou autoimportação.

++ Decisão do CNPE amplia percepção de risco, diz Abegás

Durante a sessão na Comissão de Infraestrutura, o senador Jean Paul Prates (PT/RN) afirmou que não via inovação nas diretrizes do Novo Mercado de Gás e que o acesso de novos agentes ao mercado poderia ser feito com a base na legislação vigente, sem retirar o monopólio das distribuidoras ou relação com venda de ativos da Petrobras.

Jean Paul Prates defendeu que as distribuidoras têm o monopólio nos estados para justificar investimentos no atendimento aos mercados com pouca ou nenhuma margem, que precisam ser compensados pelos grandes clientes industriais – justamente o segmento que o governo quer alcançar com o mercado livre.

“Aquele dinheiro que ela [a distribuidora] ganha ali [no mercado industrial] é que vai ajudar a apagar a linha residencial. A lógica do monopólio local é essa”, afirmou o senador.