Reservatórios do SE/CO iniciam semana com 47,7%

Em: 25/06/2019 às 08:18h por Canal Energia

Submercado Sul foi o único do país a apresentar aumento nos níveis em relação ao dia anterior, ficando com 91%. Todas outras regiões permaneceram com as mesmas capacidades

Os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste não registraram alterações em seu volume útil em relação ao dia anterior, ficando com 47,7%, de acordo com a operação do SIN do último domingo, 23 de junho, quando o Operador Nacional do Sistema Elétrico aferiu a energia armazenada com 96.900 MW mês e a afluente em 94% da MLT.  A hidrelétrica de Furnas trabalha com 51,20% e a usina de Nova Ponte, com 44,33% da capacidade.

Já a região Sul segue com aumento nos níveis, quebrando os recordes de capacidade em 2019. Dessa vez o acréscimo foi de 0,4%, fazendo os reservatórios chegaram a 91%. A energia afluente aparece com 121% da MLT e a armazenada em 18.719 MW. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo funcionam, respectivamente, com capacidades de 98,78% e 64,80%. No Norte a capacidade de armazenamento permaneceu inalterada e os reservatórios seguem com 73,8%. A energia armazenada apresenta 11.112 MW mês e a ENA admite 83% da MLT. A usina hidrelétrica de Tucuruí opera a 100%.

No Nordeste do país também não houveram variações nos níveis, que permaneceram em 56,4%. A energia armazenada do subsistema está em 29.209 MW mês, enquanto a ENA aparece com 58% da média de longo termo armazenável acumulada no mês. A hidrelétrica de Sobradinho trabalha a 45,95%.