CCEE implanta novo sistema para o Mecanismo de Venda de Excedentes

Em: 18/06/2019 às 10:30h por Canal Energia

Plataforma tecnológica dará ao MVE um processamento mais dinâmico, além de praticidade maior e intuitiva aos usuários

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica implantou um novo sistema dedicado aos processamentos do Mecanismo de Venda de Excedentes – MVE que terão as próximas negociações oficiais marcadas para os dias 24 e 25 de junho. A plataforma foi disponibilizada na última sexta-feira (14), com uma rodada simulada do mecanismo. O objetivo foi permitir que os usuários se familiarizem previamente com sistema, além de ajudar a CCEE a refinar todos os seus procedimentos internos para os dias de negociações oficiais.

Com a implantação do sistema, o MVE ganhará a um modelo de processamento mais dinâmico e de uso mais prático e intuitivo pelos usuários, além de ser o primeiro sistema de operações da entidade a adotar o mesmo conceito de interface utilizado nos projetos de modernização das demais plataformas tecnológicas da organização.

O acesso ao sistema é restrito apenas aos agentes da CCEE aptos a participar do mecanismo. As distribuidoras, que podem participar como vendedores de energia, e os comercializadores, consumidores livres, consumidores especiais, geradores, autoprodutores e produtores independentes, que podem participar na posição de compradores de energia.