Níveis caem 0,1% no Sul e reservatórios operam a 86,4%

Em: 13/06/2019 às 11:07h por Canal Energia

Segundo o ONS, nenhum submercado do país apresentou elevação na capacidade de armazenamento em relação ao dia anterior. Volume no SE/CO segue abaixo de 48%

Em um dia sem mudanças na capacidade de armazenamento dos reservatórios do país, a região Sul teve seu volume útil diminuído em 0,1% em relação ao dia anterior, ficando com 86,4%, segundo a operação do SIN da última terça-feira, 10 de junho, reportada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico  no seu IPDO  diário, que confirma a energia afluente do subsistem em 149% da MLT e a armazenada com 17.781 MW. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo funcionam, respectivamente, com capacidades de 80,51% e 61,49%.

Na região Sudeste/Centro-Oeste os níveis não sofreram variações, permanecendo em 47,9%. A energia armazenada aponta 97.286 MW mês e a afluente segue em 104% da MLT.  A hidrelétrica de Furnas trabalha com 51,32% e a usina de Serra da Mesa, com 43,94% da capacidade. O Nordeste também não contou com alterações no volume, que ficou em 57,2%. A energia armazenada aparece com 29.639 MW mês e a ENA está em 69% da média de longo termo armazenável acumulada no mês. A hidrelétrica de Sobradinho trabalha a 46,60% de sua capacidade.

Por sua vez os reservatórios do Norte do país apresentaram recuo de 0,1%, com os níveis caindo para 74%. A energia armazenada aparece com 11.126 MW mês e a ENA foi para 98% da MLT. A usina hidrelétrica de Tucuruí opera a 100%.