Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Copa América: medidas para garantir energia

Copa América: medidas para garantir energia

Em: 06/06/2019 às 07:54h por

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) avaliou, nesta quarta-feira, 05 de junho, as condições de suprimento de energia elétrica no País e o planejamento da operação do sistema elétrico para a Copa América de Futebol no Brasil. Durante o período da competição serão adotadas medidas adicionais de segurança, acima dos padrões técnicos exigidos na operação do sistema, a fim de garantir o suprimento eletroenergético nos padrões de continuidade e qualidade à sociedade.

A operação especial para o evento, segundo um comunicado distribuído pelo MME, contempla procedimentos adicionais para coordenação e controle da operação, através de normativos específicos, plano para garantir agilidade na comunicação, restrição de intervenções programadas na rede, segurança adicional em nível sistêmico e regional, envolvendo a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Nos jogos do Brasil, disputa de 3º lugar e final serão emitidos boletins pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) sobre a Operação Especial para a Copa América 2019, duas horas após o término dos Jogos.

No período de 14 de junho a 07 de julho de 2019 será realizado o evento Copa América de Futebol no Brasil, e os jogos ocorrerão nas cidades de Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Porto Alegre (Estádio Arena do Grêmio), Rio de Janeiro (Estádio Maracanã), Salvador (Estádio Arena Fonte Nova) e São Paulo (Estádios Arena Corinthians e Morumbi).

Leia abaixo a nota informativa do MME, após reunião do CMSE:

Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) – Nota Informativa – 05 de junho de 2019

Informações Técnicas:

Condições Hidrometeorológicas: o mês de maio fechou com anomalia positiva de precipitação nas bacias do subsistema Sul e no setor incremental à UHE Itaipu. Embora as bacias dos rios Paranaíba e São Francisco também tenham fechado o mês com anomalia positiva, os valores não representam volumes significativos de precipitação. As bacias dos rios Paranapanema e Tietê fecharam o mês de maio com anomalias negativas de precipitação. Em relação à Energia Natural Afluente – ENA bruta, foram verificados valores variando de próximo à acima da média histórica em todos os subsistemas, exceto para o subsistema Nordeste. Não há previsão de chuva significativa para as principais bacias do Sistema Interligado Nacional – SIN nos próximos 7 dias.

Energia Armazenada: no mês de maio, foram verificados armazenamentos equivalentes de 47,2%, 73,0%, 57,8% e 73,6% nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente, e a previsão para o final do mês de junho nesses subsistemas é de 49,2%, 93,6%, 56,1% e 74,8%.

Expansão da Geração e Transmissão: a expansão verificada em maio foi de 825 MW de capacidade instalada de geração de energia elétrica, 175 km de linhas de transmissão e 8 MVA de capacidade de transformação. Em 2019, a expansão do sistema, até maio, totalizou 2.318 MW de capacidade instalada de geração, 2.080 km de linhas de transmissão e 7.856 MVA de capacidade de transformação.

Copa América de Futebol no Brasil: Em consonância com a Resolução nº 1/2005 do CMSE, que determina que o ONS deverá propor medidas especiais de segurança a fim de garantir o suprimento de energia elétrica em situações decorrentes de eventos de grande relevância, durante o período de operação especial da Copa América de Futebol no Brasil, serão adotadas medidas complementares para assegurar a operação do SIN, com grau adicional de segurança.

Fonte: Paranoá Energia