EDP cria nova marca focada em clientes finais

Em: 21/05/2019 às 07:44h por

A concessionária de energia EDP acaba de lançar uma nova marca voltada para serviços para clientes finais. A EDP Smart reunirá todo o portfólio de serviços oferecidos para empresas e clientes residencias, sendo que o produto de maior potencial de receita deve ser a geração solar distribuída. A marca ainda traz soluções para áreas de comercialização no mercado livre, eficiência energética, mobilidade elétrica e serviços de eletricista e seguros residencial.

Segundo o gestor de Produtos e Serviços B2C da EDP, Nuno Pinto, o negócio nasce com resultado operacional (Ebitda) de R$ 180 milhões, o que representa cerca de 6% do Ebitda do grupo EDP no Brasil em 2018. A meta é dobrar esse resultado chegando a 12% do Ebitda em 2023. Será investido R$ 10 milhões na expansão da linha de produtos.

“Acreditamos que o tema da energia solar vai trazer bastante receita, embora o Facilita tenha um valor muito menor e é mais pulverizado, dentro da perspectiva de chegar a mais pessoas. Infelizmente, a energia solar ainda é um serviço de valor alto. Temos que trabalhar para ter financiamento. Uma ideia que vamos tentar é que o cliente pague o valor por 5 anos e a partir daí o benefício econômico fique todo com o cliente”, disse o executivo.

O serviço de GD residencial ainda não está disponível e deverá ser lançado em breve. No Brasil, a EDP ingressou no segmento de solar em 2017 e já negociou 15 projetos de geração distribuída e autoprodução solar, com aproximadamente 25 MWp de capacidade contratada.  “Estamos sempre atentos às mudanças no mercado de energia e procuramos nos antecipar às necessidades dos nossos clientes, de forma ágil e customizada. A criação da EDP Smart nos permitirá expandir as nossas atividades e explorar novos mercados”, disse Carlos Andrade, vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da EDP no Brasil.

O reposicionamento reproduz a estratégia, já testada em Portugal, de criar uma marca moderna e inovadora, de referência no segmento de serviços, que aproxime a companhia ainda mais do dia-a-dia dos seus clientes, gerando oportunidades de negócios.

Outros serviços do EDP Smart
– O Facilita EDP é uma assistência residencial 24 horas com serviços de chaveiro, eletricista, encanador e reparos de eletrodomésticos. A assinatura mensal será de R$ 19,99, com valor promocional de R$ 17,99 no período de 17/05 até 31/08. O serviço está disponível para os clientes das áreas de concessão da EDP em São Paulo e no Espírito Santo, chegando para todo o Brasil.

– Mobilidade Elétrica: Inicialmente, a EDP investirá no fornecimento de energia para as empresas que optarem pelo uso do carro elétrico em suas frotas de transporte. Segundo Nuno Pinto, a ideia é vender carregadores elétricos em duas modalidades: uma de venda direta para o cliente ou concessionária: outra é a venda do carregador com um pacote de manutenção incluso.

– Seguros: A EDP vai oferecer aos seus clientes de São Paulo e Espírito Santo os seguros EDP Casa Protegida, Seguro Bem-Estar EDP e Seguro EDP Conta Protegida, com coberturas contra incêndio, queda de raio, assistência 24 horas emergencial, perda de renda por desemprego involuntário e morte acidental, entre outras. Os clientes ainda participam de sorteios mensais com prêmios em dinheiro.

– Serviços Residenciais: Os serviços avulsos da EDP Smart englobarão a instalação, reparação e manutenção de ar condicionado, chuveiro e ducha, iluminação e eletricidade.

Fonte: Canal Energia