Sterlite entrega 1º projeto no Brasil com 28 meses de antecedência

Em: 13/05/2019 às 09:51h por

A Sterlite Power celebrou, na última quinta-feira, 09 de maio, o início das operações do projeto Arcoverde, localizado em Pernambuco. Este é o primeiro, dentre um portfólio de 10 projetos, que a companhia possui concessão no Brasil.

Conquistado no leilão de transmissão Nº 5/2016, e com obras iniciadas em maio de 2018, o projeto Arcoverde, que tem potência de 400 MVA, gerou a construção de 139km de linhas de transmissão com 281 torres, a implantação de uma nova subestação (Arcoverde II) e a ampliação de outras duas subestações (Garanhuns II e Caetés II). O investimento estimado da obra pela Aneel a época do leilão foi de R$ 164 milhões, com R$ 24,6 milhões de Receita Anual Permitida (RAP) e o empreendimento mobilizou cerca 800 postos de trabalho na região durante sua execução.

O conjunto de ativos que compõem o projeto Arcoverde tem o objetivo de expandir o atendimento ao agreste de Pernambuco, reforçar o sistema e atender ao crescimento da demanda por energia na região.

“Esse é um marco para nós. Estamos confiantes com nossa atuação no Brasil e por entregar o primeiro projeto com antecedência de 28 meses ao prazo estabelecido pela Aneel, fruto do trabalho executado por um time de alta performance e da excelência operacional da nossa engenharia, além do comprometimento dos nossos parceiros. Este projeto é um dos exemplos de como a infraestrutura pode contribuir com o Sistema Integrado Nacional e, neste caso, abastecendo a região Nordeste com energia renovável da geração eólica”, disse Rui Chammas, CEO da Sterlite Power no Brasil.

Pratik Agarwal, CEO da Sterlite Power, disse que: “Entregar o projeto no Brasil em tempo recorde é motivo de orgulho para nós, e isso só é possível graças ao imenso trabalho e apoio dos nossos parceiros e funcionários. A entrega do projeto mostra que, depois de apenas dois anos após a chegada da Sterlite Power no Brasil, a organização tem uma base forte no país e está preparada para construir e oferecer ativos de alta qualidade para o mercado de infraestrutura em transmissão de energia, trazendo tecnologias inovadoras, utilizando as melhores práticas do mundo e fortalecendo ainda mais os talentos e parceiros locais”, finaliza.

Além dos 22 projetos de transmissão de energia, tanto no Brasil quanto na Índia, a Sterlite Power também é patrocinadora da IndiGrid, primeiro fundo de investimentos de infraestrutura do setor de energia na Índia (InvIT), que recentemente recebeu investimentos das empresas KKR e GIC. Com isso, a IndiGrid planeja adquirir 5 ativos de transmissão do portfólio da Sterlite Power na Índia que, por sua vez, estuda reimplantar esse capital em projetos de transmissão nos dois países e em novos mercados.

Fonte: Paranoá Energia