Governo anuncia suspensão do Horário de Verão

Em: 09/04/2019 às 08:32h por

O governo decidiu suspender a aplicação do horário de verão em todo o território nacional a partir desse ano, por recomendação do Ministério de Minas e Energia. O anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro em café da manhã com jornalistas na última sexta-feira, 5 de março, e foi confirmado pelo MME em nota publicada à noite.

O ministério lembrou que nos últimos anos houve mudanças no hábito de consumo de energia da população brasileira, e o horário de maior demanda, que antes era entre 18h e 21h, foi deslocado para o período da tarde. Essa mudança tornou sem efeito o Horário de Verão, já que a ideia era ter economia de energia aproveitando a maior luminosidade natural na época em que horário especial era aplicado.

Segundo o MME, com base nas mudanças de hábito de consumo e na configuração do sistema elétrico brasileiro, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico determinou novos estudos sobre os impactos em termos de economia gerada e a conclusão é de que “o Horário de Verão deixou de produzir os resultados para os quais essa política pública foi formulada, perdendo sua razão de ser aplicado sob o ponto de vista do setor elétrico.”

O horário especial era aplicado desde a década de 1930, com interrupções em alguns anos. Nos últimos anos, no entanto, seus impactos para a redução da carga no horário de pico do consumo vinham sendo questionados. A alteração nos relógios em uma hora a mais, pelo horário de Brasilia, vigorava normalmente entre outubro e fevereiro, sendo em que 2018 em começou em novembro, por conta das eleições.

Fonte: Canal Energia