Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

ANA autoriza aumento da liberação de água em Xingó para 800 m³/s

ANA autoriza aumento da liberação de água em Xingó para 800 m³/s

Em: 09/04/2019 às 08:31h por

A Agência Nacional de Águas vai autorizar o aumento do volume liberado pela Chesf da hidrelétrica de Xingó de 750m³/s em média por semana para uma média de 800m³/s. A decisão foi tomada nesta segunda-feira, 8 de abril, na reunião da Sala de Crise do Rio São Francisco.

Em nota divulgada no início da noite, a ANA informou que o aumento das vazão defluente da usina foi motivada pela redução da geração de energia eólica no Nordeste, que ocorre normalmente nessa época do ano. Além disso, houve melhora nas condições de armazenamento na bacia do São Francisco, que no último domingo (7) acumulava 52,04% do volume útil no reservatório equivalente formado pelos reservatórios das UHEs Três Marias (MG), Sobradinho (BA) e Itaparica (BA/PE). No mesmo periodo do ano passado, o nível do reservatório da bacia era de 36,79%.

Desde abril de 2013, a defluência mínima de Sobradinho e Xingó tem ficado abaixo de 1.300 m³/s, em razão da escassez de chuvas na região. Até o fim do mês, a vazão mínima dos dois reservatórios permanecerá, em média, em 550 m³/s.

Fonte: Canal Energia
__

Aneel libera testes na turbina 13 de Belo Monte

A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou a operação em regime de testes da turbina UG13 da hidrelétrica de Belo Monte, num total de 611,1 MW de capacidade instalada. A usina é de posse da Norte Energia e está situada em Vitória do Xingu, no Pará.

A Aneel também deu provimento à solicitação da Engie Brasil Energia e liberou as eólicas Umburanas 2 e 15 para operação comercial, a primeira com dez aerogeradores de 2,5 MW contemplados, e a segunda com oito, totalizando 45 MW de potência com as duas usinas, localizadas em Sento Sé, na Bahia.

Outra a ter o pedido acatado junto ao órgão regulador foi a Nova Iguaçu Energia e Gás Renovável, que poderá testar cinco unidades geradoras de 1,4 MW da termelétrica Nova Iguaçu, somando 7 MW de capacidade na cidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.

Fonte: Canal Energia