Brasil terá que aumentar em cinco vezes empregos em EE para atingir meta do Acordo de Paris

Brasil terá que aumentar em cinco vezes empregos em EE para atingir me

Em: 01/04/2019 às 10:35h por

Estudo desenvolvido em parceria com o governo alemão sobre o potencial de empregos gerados na área de eficiência energética no Brasil de 2018 até 2030 concluiu que o país precisará ter cinco vezes mais pessoas trabalhando diretamente em projetos desse tipo ao final do período, para cumprir as metas firmadas no Acordo de Paris. O governo brasileiro apresentou na negociação multilateral sobre o clima a compromisso de alcançar 10% de ganhos em eficiência energética no setor elétrico até 2030.

“Essa constatação reforça o fato de que esse setor tende a crescer muito nos próximos anos e que profissionais que se qualificarem para atuar nesse ramo terão melhores oportunidades no mercado de trabalho”, conclui o estudo lançado na semana passada pelo Ministério de Minas e Energia.

O documento mostra que o pais tem 11 mil postos de trabalho em atividades específicas de planejamento e execução de projetos de eficiência energética, quando seriam necessários 27 mil. No total, existem de 130 mil a 140 mil empregos diretos no setor. Em 2030, seriam necessários 450 mil empregos diretos.

“Isso significa que a demanda por profissionais qualificados em EE pode aumentar numa ordem de 5 a 6 vezes nos próximos 12 anos em relação ao nível atual”, conclui o documento. O estudo financiado pela agência alemã GIZ considera o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica um instrumento importante na coleta de dados sobre empregos no segmento, mas os dados disponíveis ainda são insuficientes.

Fonte: Canal Energia