Brasil investiu 54% menos em renováveis, menor nível desde 2005

Em: 09/04/2014 às 04:36h por Jornal da Energia

O Brasil investiu 54% menos em energias renováveis em 2013, aponta um estudo elaborado pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNEP, na sigla em inglês), em parceria com a Bloomberg News Energy Finance. O montante foi de US$3 bilhões, o menor nível registrado desde 2005.

Os investimentos foram puxados basicamente pela energia eólica (US$2,1 milhões em ativos financeiros, ou seja, cerca de 70%). Em 2012, os aportes no setor alcançaram US$6,7 bilhões e US$9,5 bilhões em 2011. O recorde havia sido estabelecido em 2008, com US$12,2 bilhões, durante o boom do etanol.

O estudo aponta que os investimentos em eólicas estão sendo postergados, por conta dos atrasos na transmissão, que estão afetando a conexão de centenas de MW. Além disso, cita o momento de fraqueza da economia do país e o fato do ciclo de desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para projetos eólicos dos últimos leilões ter sido longo. "Fica como ponto de interrogação se os vencedores dos últimos certames conseguirão ir em frente com seus projetos, diante de um cenário de taxas de retorno muito baixas", disse.

Apesar da ressalva, o documento aponta um certo otimismo com as perspectivas para os próximos três anos, puxados mais uma vez pelo desempenho da energia eólica nos últimos leilões.

No ranking de investimentos em ativos, aparecem ainda as pequenas centrais hidrelétricas, com US$30 milhões e a energia solar, com US$10 milhões. A eólica apareceu ainda no ranking de private equity (US$40 milhões), assim como a biomassa (US$100 milhões). Aportes em mercados públicos (fundos, por exemplo) somaram US$200 milhões.

O Brasil e os Estados Unidos estão na contramão das Américas. Excluindo os dois países, os investimentos apresentaram alta de 26% no ano passado, para US$12 bilhões. O montante global atingiu US$214,4 bilhões, queda de 14%. As fontes renováveis (excluindo grandes hidrelétricas) foram responsáveis por 43,6% da capacidade instalada em 2013 em todo o mundo.

Solar
O estudo aponta ainda queda no preço da energia solar para o Brasil e diversos outros países, como Dinamarca, Alemanha, Itália e Austrália, impulsionado pela queda nos custos de produção.