EDP desafia empreendedores a analisar dados de parques eólicos e criar soluções inovadoras

EDP desafia empreendedores a analisar dados de parques eólicos e criar

Em: 22/03/2019 às 09:10h por

A EDP, companhia que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, lançou um desao aos estudantes, acadêmicos, startups e à comunidade tecnológica para avaliar os dados operacionais das suas usinas, resolver desaos associados ao negócio de energia e encontrar soluções para problemas operacionais de turbinas eólicas.

O hackhaton do EDP Open Data, garantirá ao vencedor o prêmio de 5 mil euros, que representa por volta de 20 mil reais.

Os interessados têm até 1º de maio para desenvolver um modelo de previsão de falhas para turbinas eólicas, com o objetivo de antecipar a manutenção e, com isso, diminuir o tempo de parada das usinas de geração de energia renovável.

Após o período de inscrições, os melhores participantes terão a oportunidade de apresentar os seus projetos à EDP.

Qualquer pessoa poderá se inscrever e consultar as informações que servirão de base para o desao, tais como geração de energia limpa, disponibilidade das turbinas e painéis, condições meteorológicas etc.

Os dados podem ser incorporados a trabalhos acadêmicos, no desenvolvimento de projetos de startups ligadas à energia, entre outros. Para a EDP, é uma forma de estreitar o relacionamento com a comunidade cientíca, que se interessa por esse tipo de informação, ao mesmo tempo, busca identicar pessoas e empresas com potencial para a criação de novas ferramentas e soluções baseadas em inteligência articial.

“Acreditamos que uma das formas de continuar inovando é por meio do compartilhamento do conhecimento. Com o EDP Open Data, queremos nos aproximar da comunidade cientíca, promovendo a colaboração para a geração de conhecimento e de soluções disruptivas para as áreas de negócio do Grupo”, arma Livia Brando, gestora executiva de Inovação da EDP no Brasil.

O EDP Open Data cará disponível como uma plataforma permanente e, em breve, proporá novos desaos com dados de outras unidades de negócio do Grupo.

O desafio de manutenção preditiva pode ser acessado na plataforma EDP Open Data , lançada recentemente pela Companhia para disponibilizar dados operacionais de seus vários negócios, reunindo informações técnicas de alguns parques eólicos e solares da EDP Renováveis.

Fonte: Ambiente Energia