Carga de energia pode ter variação negativa em março, aponta ONS

Em: 18/03/2019 às 10:08h por

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) já vê uma variação negativa de 0,3% na carga de energia do país em março. A carga representa a soma do consumo nacional de eletricidade com as perdas na rede elétrica.

Segundo boletim divulgado pelo órgão nesta sexta-feira, 15 de março, a expectativa é que a carga alcance 70.472 MW médios neste mês, valor bem próximo ao verificado em março de 2018. Com exceção do Nordeste – cuja previsão aponta para uma variação positiva de 3,8%, a carga deverá ser negativa no Sudeste (-0,9%), no Sul (-0,6%) e no Norte (-2,9%).

O ONS também atualizou a previsão de chuvas para o mês. Apenas o subsistema Sul (142%) deverá ter Energias Naturais Afluentes (ENAs) acima da média história para o período. As Enas previstas para o Sudeste está em 87% da média; com 30% no Nordeste e 84% no Norte.

Em se confirmando as previsões, os níveis de armazenamentos máximos dos reservatórios ao final de março ficarão assim: 40,9% no Sudeste; 54,5% no Sul; 50,9% no Nordeste; e 66,8% no Norte.

Fonte: Canal Energia