País quer liberar estrangeiros na mineração de urânio

Em: 18/03/2019 às 10:07h por

O governo brasileiro planeja uma mudança na legislação de mineração para abrir a prospecção e a mineração de urânio no País a investidores estrangeiros, disse o ministro de Minas e Energia (MME), o almirante Bento Albuquerque.

Segundo o ministro, já existe um pré-projeto para essa alteração, mas o governo irá negociar com o Congresso uma versão final.

“Temos que resolver internamente a questão da exploração do urânio que hoje é monopólio da União e está nas mãos da Indústrias Nucleares do Brasil. O que temos que fazer é flexibilizar nossa legislação para que possa haver a participação da iniciativa privada nesse tipo de exploração”, disse o ministro em Washington, onde estava na última sexta-feira (15).

Albuquerque, que antes de assumir o posto de ministro atuou como diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, sendo responsável por comandar todas as unidades científicas e tecnológicas da Força, incluindo o Programa de Desenvolvimento de Submarinos e o Programa Nuclear da Marinha, tem defendido a abertura da exploração de urânio para quem tiver recursos.

A área, lembrou, é a única que ainda é mantida em monopólio pelo governo brasileiro. Apenas empresas nucleares estatais podem investir.

Na semana passada, em um evento no Canadá, Albuquerque causou polêmica ao revelar que o governo também pretende liberar a exploração de minérios em áreas indígenas e de fronteira, o que inclui o urânio.

Fonte: DCI