Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Aneel mantém decisão que impede incidência de juros na vigência de liminares do GSF

Aneel mantém decisão que impede incidência de juros na vigência de lim

Em: 01/03/2019 às 08:59h por

A diretoria da Aneel manteve a determinação para que a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica retire a cobrança de juros sobre débitos de geradores que repactuaram o risco hidrológico, durante a vigência de liminares que limitaram a cobrança pelo déficit de geração das usinas hidrelétricas. A revisão dos valores calculados pela CCEE foi estabelecida pelo Despacho nº 2.982, de 2016.

Em março daquele ano, a CCEE coordenou uma negociação entre devedores e credores que previa o parcelamento dos débitos em seis vezes, com correção pelo IGP-M e juros de 1% ao mês. Ao calcular o valor a ser pago, a CCEE calculou os juros durante o período em que os débitos do risco hidrológico estavam suspensos por decisões judiciais.

A decisão da área técnica da Aneel de determinar o recálculo dos valores foi reavaliada pelos diretores da agência a pedido da Petrobras e da Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas. Os geradores termelétricos alegam que houve um acordo para o pagamento dos juros. Os hidrelétricos negam qualquer negociação nesse sentido e argumentam que não havia inadimplência no período de vigência das liminares.

A decisão da agência foi baseada na Resolução Normativa 552, de 2002, que não prevê a incidência de juros para débitos suspensos por decisões judiciais. A norma deve passar por revisão.

Fonte: Canal Energia