Janeiro registra alta de 3,8% no consumo de energia elétrica do país, aponta EPE

Janeiro registra alta de 3,8% no consumo de energia elétrica do país,

Em: 01/03/2019 às 08:58h por

O consumo nacional de energia elétrica em janeiro alcançou 41.142 GWh, valor 3,8% superior ao registrado em igual período em 2018. As temperaturas mais elevadas neste ano explicam o maior uso de eletricidade. O consumo acumulado em 12 meses totalizou 473.746 GWh, expansão de 1,3% na comparação com igual período nos doze meses anteriores.

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), à exceção do Norte (-8,9%), todas as demais regiões registraram expansão no consumo de energia elétrica no mês, com a maior taxa sendo obtida pelo Centro-Oeste (+8,0%), seguida do Sul (+6,2%), Sudeste (+4,3%) e Nordeste (+3,2%).

Dentre as principais classes de consumo, o melhor desempenho foi o da Residencial (+8,0%), especialmente favorecida pelas temperaturas mais elevadas em relação a 2018, com a persistência de muitos dias com os termômetros superando 28ºC em grande parte do país. Essa variável também teve impacto na classe Comercial (+5,9%).

A Industrial foi a única classe de consumo com queda na demanda em janeiro (-0,4%). Dos 10 ramos da indústria que mais demandam eletricidade da rede, 5 tiveram desempenho positivo no mês, com as maiores altas nos setores químico (+8,7%), fabricação de produtos alimentícios (+2,3%) e extrativo mineral metálico (+1,6%).

Ainda segundo a EPE, o mercado cativo das concessionárias subiu 3,5% em janeiro e reduziu 0,7% no acumulado de 12 meses, enquanto o mercado de livre contratação cresceu 4,4% no mês e 5,8% no acumulado de 12 meses.

Fonte: Canal Energia