Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Ministro divulga agenda de leilões e planos para Angra 3

Ministro divulga agenda de leilões e planos para Angra 3

Em: 28/02/2019 às 12:43h por

A agenda de licitações do setor elétrico em 2019 incluirá leilões para contratar novas usinas em junho e setembro, além de um certame para novos projetos de transmissão provavelmente em dezembro, disse ontem o ministro de Minas e Energia (MME), almirante Bento Albuquerque.

Ao palestrar durante evento do BTG Pactual, ele apontou que o leilão de transmissão deverá oferecer a investidores 15 lotes de empreendimentos, com o objetivo de viabilizar a construção de 1,7 mil quilômetros em linhas de energia que demandarão aportes de aproximadamente R$ 4 bilhões.

Em geração, o leilão de junho, no formato conhecido como A-4, contratará projetos para início da operação a partir de janeiro de 2023, enquanto em setembro aconteceria o A-6, com entrega dos projetos para janeiro de 2025.

O ministro disse ainda que o governo deverá iniciar em cerca de 30 dias um “roadshow” para apresentar a investidores o projeto de retomada das obras da usina nuclear de Angra 3, para o qual a estatal Eletrobras busca parceiros privados.

A construção da usina foi paralisada ainda no fim de 2015, em meio a investigações de autoridades na Operação Lava Jato. “Acreditamos que nós, talvez em um ou dois meses, possamos ter uma definição de como será finalizada Angra 3. Vamos começar agora um ‘roadshow’”, afirmou Albuquerque, reiterando que o governo tem avaliado o tema “sem preconceitos”.

Petróleo

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, disse que a companhia está em processo de fechamento de escritórios em Nova York, África, Irã e Japão. A declaração ocorreu após a petroleira anunciar na véspera que desocupará, até junho, sete andares alugados em um prédio na Avenida Paulista, em São Paulo, visando economizar mais de R$ 100 milhões. “Uma das coisas que estamos fazendo é a redução de custos”, destacou o executivo em vídeo a funcionários.

Fonte: DCI